Nossas experiências com Casas Particulares em Cuba

Casas Particulares em Cuba são muito mais que um lugar para se hospedar. É a chance única de ficar na casa de cubanos e assim mergulhar no cotidiano dos habitantes locais, dividir experiências, entender seus costumes, suas dificuldades e ver que mesmo diante de tantas adversidades, eles se esforçarão para que sua estadia seja inesquecível. E realmente será!

Estamos acostumados a desconfiar até da nossa própria sombra, por isso a ideia de pessoas abrirem suas casas para desconhecidos pode parecer absurda, mão não é. Em Cuba, hospedar estrangeiros é um hábito comum desde o final dos anos 90, quando o país passava por uma crise muito dura e o governo permitiu que as pessoas fizessem isso como forma de conseguir renda.

Ficar em Casas Particulares é seguro?

Sim, mais que em qualquer outro lugar do mundo! A polícia cubana pune com severidade aqueles que furtam ou entram em brigas contra estrangeiros, então ninguém se atreve a nada. O turismo é a maior fonte de renda no país, então os moradores fazem o que podem para que os viajantes tenham uma boa experiência.

Além disso, se você escolhe as casas particulares pelo Airbnb, vai poder recorrer ao site caso algo dê errado (mas não vai dar).

Todas as casas particulares precisam de uma autorização do governo para receber estrangeiros. E como você vai saber se aquela que você escolheu tem a licença obrigatória? Basta procurar por este símbolo na fachada:

Símbolo das Casas Particulares em Cuba

Símbolo das Casas Particulares em Cuba. Créditos: Gisele Rocha

As nossas experiências com Casas Particulares em Cuba

Dois meses antes da nossa viagem começar, nós escolhemos as casas particulares através do Airbnb. Isso nos possibilitou ler revisões de outros hóspedes e verificar no próprio site quais casas estavam mais próximas dos pontos turísticos que a gente queria conhecer.

As nossas escolhas foram muito acertadas. No geral, as casas correspondiam ao que mostravam as fotos dos anúncios e em algumas delas até conseguimos internet grátis (coisa raríssima em Cuba). Os quartos e os banheiros eram privados, não precisávamos dividi-los com as famílias e nem com outros hóspedes. As chaves ficavam conosco e assim a gente podia sair e voltar a qualquer hora.

Todos os anfitriões foram simpáticos, nos mostraram os cômodos, explicaram como funcionavam as coisas, deram dicas de passeios e de onde comer sem gastar muito. Em algumas casas eles serviam café da manhã por 5 CUC, mas vimos que era mais econômico comer fora e não houve nenhum desgaste devido a isso.

Esperando táxi na porta de uma casa particular em Santa Clara, Cuba

Esperando táxi na porta de uma casa particular em Santa Clara, Cuba. Créditos: Adriano Castro

Esperando a chuva passar na varanda de casa em Cienfuegos, Cuba

Esperando a chuva passar na varanda de casa em Cienfuegos, Cuba. Créditos: Gisele Rocha

A melhor parte, sem dúvidas, foi conversar com os donos da casa sobre assuntos diversos. As prosas duravam horas, coisa que até hoje nunca aconteceu em outros países que visitei. Esses bate-papos contribuíram para o post que publicamos sobre como é viver em Cuba.

Deixo aqui os links das Casas Particulares que escolhemos pelo Airbnb (cadastre-se e ganhe até R$135 de desconto na sua primeira reserva).

Havana: Casa Yelnia y Jorge
Varadero: Casa Yairi y Tito
Santa Clara: B&B Downtown Santa Clara
Trinidad: Hostal Licor Terrazas y Paisajes
Cienfuegos: Hostal Daimy

Leia mais sobre Cuba

Cuba

Havana

Cienfuegos

Santa Clara

Cidade do Panamá

Vídeos

Nossas experiências com Casas Particulares em Cuba

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom CRIANCA para adquirir o seguro viagem com até 20% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 210 países utilizando o chip da Easysim4u, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. Use o cupom SPRING e garanta 50% de desconto.

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Pague menos comprando suas passagens de ônibus com a ClickBus, a empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, trabalhando em parceria com mais de 140 empresas em mais de 4 mil destinos!

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo