Cayo Santa María, Cuba: o que fazer, como chegar e onde ficar

Nem só da memória de Che Guevara vive a província de Villa Clara, em Cuba. Quem não se interessa por história pode pular Santa Clara e ir direto para as Cayerías del Norte, um conjunto de ilhotas com praias deslumbrantes, cercadas pela segunda maior barreira de corais do mundo, que em tamanho só perde para a da Austrália.

Entre essas pequenas ilhas, Cayo Santa María é a que mais se destaca por usa excelente infraestrutura turística, com maravilhosos resorts e acesso fácil por meio de ônibus ou avião. Mesmo com tantas comodidades, você dificilmente verá uma multidão de turistas se dirigindo para essa parte do país. É que aqui a preservação ambiental é levada a sério e o desenvolvimento da região vem sendo cuidadosamente controlado. O governo demarcou grandes extensões de terra como reservas para a proteção de mais de 250 espécies de fauna e flora, garantindo a manutenção das espécies nativas. Até os passeios oferecidos pelas agências (todas estatais) são rigorosamente controlados, o que é ótimo para evitar aglomerações e tumultos.

Com a ajuda deste pequeno guia você vai descobrir o que fazer em Cayo Santa María, como chegar até lá e onde se hospedar.

Antes de viajar

Providencie os documentos necessários para solicitar o visto de turismo para Cuba, assim como o seguro viagem, que também é obrigatório, e o certificado internacional de vacinação comprovando que você está imune contra a febre amarela. A injeção deve ser tomada com antecedência mínima de 10 dias antes do embarque.

Como chegar em Cayo Santa María

Pedraplén, estrada sobre o mar que leva até Cayo Santa María, Cuba

Pedraplén, estrada sobre o mar que leva até Cayo Santa María, Cuba. Créditos: Cristian Viarisio / Fonte: Flickr

Ônibus

Um único ônibus da Viazul sai diariamente de Trinidad às 7h30 e passa por Santa Clara às 10h30, com previsão de chegada às 13h05 em Cayo Santa María. Atrasos podem acontecer, mas o preço compensa (20 CUC saindo da primeira cidade e 13 CUC saindo da segunda).

Reserve um assento ao lado da janela para usufruir da linda vista proporcionada pelo Pedraplén, uma estrada construída em cima do mar. Flamingos costumam dar o ar da graça e embelezar ainda mais esse cenário que por si só já é lindo demais.

Avião

O aeroporto Las Brujas recebe diariamente voos vindos de Havana. A viagem é curta, dura aproximadamente meia hora.

Táxi compartilhado

No terminal rodoviário de Santa Clara é fácil encontrar motoristas de táxis compartilhados. A viagem leva cerca de 2 horas e custa 35 CUC por pessoa. Mais uma vez vale a dica para não dormir na viagem e aproveitar a vista da estrada. Se o taxista for gente boa, ele vai se oferecer para estacionar o carro para que você possa tirar algumas fotos.

Siga nossa página no Facebook

O que fazer em Cayo Santa María

Cayo Santa María possui mais de 10 km de praias idílicas e o que há de melhor para fazer ali é simplesmente deitar em uma espreguiçadeira e se revezar entre banhos de sol e de mar. Mas sei que não é só isso que você procura neste artigo, então lhe apresentarei mais opções.

Praias

Perla Blanca, Las Caletas, Cañón e Cuatro Puntas, todas as praias são incríveis, com águas calmas e quentinhas. Você não precisará procurar muito para achar um lugar para relaxar, já que os próprios resorts disponibilizam cadeiras e guarda-sóis. Uma caminhada pela areia pode te levar a áreas completamente desertas, onde terá toda a praia só para você. Se tiver sorte, uma estrela do mar aparecerá para lhe fazer companhia.

Passeios de barco e mergulho

É fácil agendar passeios de barco diretamente com os resorts, já que os preços são tabelados. O passeio de uma hora a bordo de um catamarã custa 35 CUC, com direito a snorkel. Por questões de higiene, aconselho que você leve o seu próprio equipamento. Para os apaixonados, recomendo o passeio durante o pôr do sol, que custa 49 CUC.

O tour de um dia que leva a várias praias da região custa 72 CUC. Para os mergulhadores mais experientes, vale a pena fazer o passeio que custa 65 CUC com direito a duas imersões, uma delas próxima ao San Pascual, um navio-tanque que naufragou em 1933.

Compras

Esqueça shoppings e outlets. Nas Cayerías del Norte os centros de compras se concentram em Pueblo la Estrella e Las Dunas, com lojas e tendas de lembrancinhas, roupas, bijuterias, charutos e runs. Resorts oferecem transporte até esses lugares, confira os horários na recepção.

Hotéis e resorts em Cayo Santa María

Esqueça as casas particulares. Em Cayo Santa María você encontrará apenas hotéis e resorts all inclusive com atendimento de primeiro mundo. Os valores das diárias assustam, mas se você fizer as contas de quanto custariam as refeições, as bebidas, o aluguel de espreguiçadeiras e o deslocamento de outra cidade até a praia, verá que os preços são justos.

O Starfish Cayo Santa Maria dispõe de piscina, quadra de tênis, academia e spa, além de quartos amplos equipados com televisão e ar condicionado, alguns contam com banheira de hidromassagem. As crianças podem se divertir com as brincadeiras planejadas por uma equipe especializada enquanto os adultos praticam hidroginástica e alongamento. E nada de marasmo à noite! Diariamente dançarinos se apresentam em trajes típicos ao som de ritmos latinos. Hóspedes não pagam!

Outra opção que não deixa a desejar é o Grand Memories Santa Maria, que também fica à beira-mar e tem estrutura impecável, com piscina para crianças e adultos, salão de jogos, equipamentos para a prática de esportes aquáticos, quadra de tênis e apresentações noturnas. Há uma ala exclusiva para adultos, chamada de Sanctuary. Em qualquer um desses lugares você estará muito bem instalado!

Para onde ir depois de Cayo Santa María?

Está com tempo para conhecer outras praias na região? Visite Cayo Francés, Cayo Ensenachos e Cayo las Brujas, esta figura entre as praias mais bonitas em Cuba.

Leia mais sobre Cuba

Cuba flag
Cuba

Cuba flag
Havana

Cuba flag
Cienfuegos

Cuba flag
Santa Clara

Panama flag
Cidade do Panamá

Vídeos

Prepare-se para sua viagem

Hostal Cary Y Lazaro

Luis Estevez 203, entre Berenguer y Conyedo

Descrição baseada em avaliações do Booking

A partir das revisões no Booking,

Diárias a partir de R$178,00 (preço atualizado em 03 de outubro de 2018)

Quando você utiliza o botão abaixo para procurar sua hospedagem, o Viajei Bonito ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso. É uma forma de ajudar nosso blog a continuar vivo, trazendo informações valiosas para sua viagem.

Verificar disponibilidade

Em Santa Clara, nossa sugestão de hospedagem é o Hostal Cary Y Lazaro. Aprenda a reservar um hotel pela internet aqui. Você pode procurar outros hotéis através do Booking, ou então se sua preferência é por albergues, acesse o Hostelworld.

Vai alugar um carro? Na Rentcars você compara preços em diversas locadoras no mundo todo com muita segurança, sem taxas no cartão de crédito, 5% de desconto no boleto, parcelamento em até 12 vezes e isenção de IOF. Veja como é simples fazer sua cotação e reservar um carro pela internet.

Descubra aqui → 15 Roteiros Surpreendentes pela América Central.

Receba um desconto de R$10 em sua primeira viagem com a Uber ao utilizar o cupom adrianoc135ue durante o cadastro pelo aplicativo ou então através deste link.

É altamente recomendável contratar um seguro viagem para garantir assistência médica em acidentes ou doenças. Você pode fazer sua cotação clicando aqui e utilizando o cupom de desconto VIAJEIBONITO5. Aprenda a contratar um seguro viagem e conheça também o seguro viagem que vale por um ano inteiroE se liga que tá rolando promoção! Até o dia 22/11/18 você pode usar o cupom BWEEK para garantir 15% de desconto em sua apólice! Aproveite esse descontão porque ele é por tempo limitado!

Descubra quanto custam os voos para Santa Clara, ou então pesquise por preços de passagens aéreas para destinos nacionais e internacionais na plataforma da Passagens Promo.

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo. Créditos da imagem de capa: Laura.rr / Fonte: Flickr