Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Qual é a melhor (e pior) época do ano para viajar para Cuba

Muitos fatores devem ser levados em consideração para definir qual é a melhor e a pior época do ano para viajar para Cuba, entre eles o clima, orçamento destinado à viagem, calendário de eventos, o perfil do viajante e o tipo de turismo que o agrada, entre outras coisas mais. Para simplificar este artigo, abordarei apenas os dois quesitos mais relevantes: clima, orçamento.

Qual é a melhor e pior época do ano para viajar para Cuba?

O clima em Cuba é tropical e apresenta duas estações bem definidas: seca e chuvosa. Quer dizer, definido pero no mucho, porque nossa viagem aconteceu em maio, que é baixa temporada e prometia dias de sol com noites chuvosas, mas fomos surpreendidos com a chegada da tempestade subtropical Alberto, que nos presenteou com chuvas ininterruptas durante dias e noites. Falarei sobre isso mais adiante.

Período seco

O período seco em Cuba vai de novembro a abril, pegando o final do outono e todo o inverno no hemisfério norte. Isso não quer dizer que os dias serão frios, pelo contrário, os termômetros marcam uma média de 25°C, temperatura agradável para quem quer andar pela cidade a pé ou simplesmente relaxar na praia.

À noite a temperatura costuma cair e, devido aos ventos, a sensação de frio é ainda maior. Portanto, leve casaco e calça na mala.

Importante saber: esse é o período de alta temporada. Os preços estão mais altos, os passeios são mais concorridos e as praias ficam mais cheias. Procure hospedagem com antecedência para conseguir [vb_product_link code=”AIRBNB” text=”as melhores casas particulares”] ou [vb_product_link code=”BOOKING” text=”hotéis”].

Período chuvoso

A estação chuvosa tem início em maio e vai até outubro. A temperatura média sobe para 31°C, mas os dias de sol são inconstantes.

Para viajar nessa época você precisa contar com a sorte. Você pode pegar dias sem chuva, dias com chuvas rápidas no fim da tarde ou dias de tempestades incessantes, que foi o que aconteceu com a gente. Se você não se adapta bem a imprevistos, é melhor evitar o período chuvoso.

Temporada de ciclones

A temporada de ciclones começa oficialmente em 1º de junho e vai até 30 novembro, sendo setembro e outubro os mais arriscados. Isso não quer dizer que indo nesses sua viagem estará fadada ao fracasso por causa de ventos fortes e tempestades pavorosas, mas a probabilidade é maior e por isso não vale a pena arriscar. Em setembro de 2017 o furacão Irma devastou vários pontos da ilha e vitimou dezenas de pessoas. Há muitos não acontecia um desastre de tamanhas proporções.

Uma curiosidade é que embora seja uma temporada com riscos de ciclone, em julho e agosto os custos da viagem são mais elevados por ser período de férias no hemisfério norte. Praias costumam ficar superlotadas nesse período.

[vb_gallery ids=”15903,15904,15905″]

Em qual período é mais barato viajar para Cuba?

A alta temporada termina em março e a partir de então os preços começam a cair e fica mais fácil negociar valores de passeios e táxis compartilhados. Sendo assim, abril, maio e junho são os meses mais baratos para viajar para Cuba, mas as chuvas podem atrapalhar o planejamento.

Julho e agosto, embora estejam dentro da temporada de ciclones, são os meses mais caros por corresponderem ao período de férias no hemisfério norte. Também há alta de preços durante dezembro, janeiro e fevereiro, pois são meses de estação seca e período de férias no hemisfério sul. Ainda assim é a melhor época para viajar para a ilha.

A nossa experiência viajando para Cuba em maio

Surgiu uma superpromoção de passagens para Cuba e maio era o único mês que a gente tinha livre para viajar. Dei uma pesquisada rápida na internet, olhei no meu guia impresso da Lonely Planet e constatei que maio era um bom mês para ir para lá. Todos esses canais eram unânimes ao dizer que durante esse período predominavam dias de sol, com pancadas rápidas de chuvas à noite. Fora que por ser baixa temporada, as coisas são mais baratas. Perfeito!

A viagem de 17 dias começou com céu azul e calor escaldante. Foi assim durante a nossa conexão no Panamá e nos dois primeiros dias em Havana, choveu apenas uma noite. Em [link tag=”varadero”]Varadero[/link] o tempo começou a virar, tinha nuvens carregadas, mas nos contentamos com mormaço.

A partir do sexto dia começou a chover muito forte durante a tarde e não parou mais. Estávamos em [link tag=”santa-clara”]Santa Clara[/link], depois seguimos para [link tag=”trinidad”]Trinidad[/link] e lá estava a mesma coisa. Nós saímos para passear, mas só ficamos correndo de uma marquise para outra. Nada de praia! Tivemos que tirar Cayo Coco e Cayo Guillermo do roteiro.

Resolvemos passar uma tarde em [link tag=”cienfuegos”]Cienfuegos[/link] antes de voltarmos para [link tag=”havana”]Havana[/link], mas aí chegou a tempestade subtropical Alberto alagando todas as estradas. Ficamos ilhados durante três dias e era impossível botar os pés fora de casa. Depois de 72 horas tentando sair de lá, tivemos que fretar um táxi por falta de ônibus, que ainda não estavam circulando.

Foi uma tremenda falta de sorte, mas mesmo sabendo que é improvável passar por isso de novo, nós não nos arriscaríamos a viajar para Cuba em maio. Pretendemos voltar ao país em breve, mas escolheremos o período de seca, entre dezembro e abril.

[vb_gallery ids=”15901,15899,15900″]

Leia mais sobre Cuba

Cuba

Havana

Cienfuegos

Santa Clara

Cidade do Panamá

Vídeos

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo