Qual moeda levar para Cuba?
O dinheiro em [link tag=”cuba”]Cuba[/link] é composto de duas moedas: o CUP e o CUC. Esse primeiro é usado apenas pelos cubanos e o CUC, ou peso conversível, é o que você carregará em sua carteira durante uma viagem pelo país. Mas afinal de contas, qual moeda levar para Cuba?
Não é difícil trocar dinheiro na ilha, todavia, fora de lá você provavelmente não encontrará casas de câmbio que trabalhem com o CUC para que seja possível viajar com o dinheiro já trocado. Pra você ter uma ideia, rodei o aeroporto do Panamá inteiro durante nossa conexão procurando trocar pelo menos parte de nossos Euros para chegar com mais conforto em [link tag=”havana”]Havana[/link], e a única casa de câmbio que fazia essa troca cobrava uma taxa absurda, além de ter disponível apenas o equivalente a 180 CUC.
Vale dizer que o CUC é equiparado ao Dólar americano (USD). Isto é, 1 Dólar = 1 CUC = [vb_rate from=”USD” to=”BRL” value=”1″]. Assim falando, o Dólar é a melhor moeda a se levar para Cuba? Não! Pelo menos até meados de 2018, não. Devido aos embargos econômicos pelos Estados Unidos, toda casa de câmbio desconta 10% além das taxas aplicáveis se você estiver trocando dólares por CUCs.
Navegue pelo post
Mas então qual moeda levar para Cuba?
Durante nossa viagem, fomos instruídos a levar Euros (EUR) ou Dólares canadenses (CAD), já que eles são bem valorizados com relação ao CUC e, obviamente, para fugir dos 10% descontados na troca do dólar americano pelos pesos convertíveis.
Confesso que fiquei muito surpreso com as taxas de conversão aplicadas nas casas de câmbio em Cuba. Geralmente faço cálculos antes, utilizando cotações atualizadas, e considerando também um valor máximo de taxas para não aceitar qualquer proposta desvantajosa. Mas nas casas de câmbio que visitei no país, as taxas estavam muito próximas das que o Google informava. De qualquer forma é bom saber algumas coisas antes de trocar dinheiro em Cuba.
Vale a pena levar dólares para Cuba?
Sim. Mas, peraí, mesmo com os 10%? Na verdade digo que vale a pena porque se você estiver indo do Brasil, existe uma chance enorme que seu voo faça uma conexão na Cidade do Panamá. E por lá o Dólar é amplamente aceito na cidade e no aeroporto, evitando que você precise trocar dinheiro se também for passar um dia na cidade.
Além disso, ter dólares para fins emergenciais é sempre importante. Até porque se você não gastar tudo, poderá trazer para casa e guardá-lo para as próximas viagens. O Dólar tem valorizado cada vez mais perante o Real e, a não ser que esse cenário mude, você não perderá tanto dinheiro no longo prazo.
O dinheiro em Cuba: os cubanos aceitam Dólares e Euros no comércio?
Olha, para ser bem sincero eu não vi nenhuma oportunidade de usar essas moedas no comércio. Já tive viagens onde os comerciantes tentavam vender produtos cobrando em Dólares ou Euros, mas isso não acontecia em Cuba.
Em nosso deslocamento de [link tag=”cienfuegos”]Cienfuegos[/link] para [link tag=”havana”]Havana[/link], feito de táxi privado, oferecemos ao taxista pagar em Euros, já que queríamos evitar precisar visitar mais uma casa de câmbio antes de voltar ao Brasil, e ele recusou. Parecia não ter nenhuma vantagem, mesmo com a possibilidade do Euro valorizar perante o Dólar e, consequentemente, perante o CUC.
Então é isso, não tem muito segredo, leve Euros (EUR) ou Dólares canadenses (CAD) e você conseguirá se virar muito bem com dinheiro em Cuba. Se estiver interessado em consultar as cotações do Real para essas moedas pela internet, recomendamos o site da [vb_product_link code=”TRANSFERWISE”].
Mas e você? Já foi à Cuba? Que moeda levou e como foi sua experiência com ela por lá? Deixe também qualquer dúvida que tenha restado nos comentários abaixo e será um prazer enorme poder ajudar em seu planejamento.
Leia mais sobre nossa viagem por Cuba
Cuba
- Como é viver em Cuba: nossas primeiras impressões sobre o país
- Nossas experiências com Casas Particulares em Cuba
- Viagem de ônibus em Cuba: dicas rápidas
- Como tirar o visto para Cuba de forma rápida e simples
- Seguro viagem para Cuba é obrigatório? Qual é o melhor?
- Qual moeda levar para Cuba?
- Como trocar dinheiro em Cuba
- 11 coisas que turistas não podem fazer em Cuba
- Os 9 golpes mais comuns em Cuba e como evitá-los
- Qual é a melhor (e pior) época do ano para viajar para Cuba
- As 10 praias mais bonitas em Cuba (com fotos!)
Havana
Cienfuegos
Santa Clara
- O que fazer em Santa Clara, a cidade de Che Guevara em Cuba
- Cayo Santa María, Cuba: o que fazer, como chegar e onde ficar
Cidade do Panamá
- 6 formas de ir do Aeroporto da Cidade do Panamá ao Casco Viejo
- Conhecendo o Casco Viejo durante uma conexão na Cidade do Panamá
- Easysim4u funciona no aeroporto da Cidade do Panamá?
Olá, Adriano!
Tudo bem? Espero que sim. Meu nome é João e daqui a 2 semanas irei conhecer Cuba. Ficarei 18 dias por lá, viajarei sozinho. Por isso, tenho lido bastante sobre o assunto e conversado com amigos que já foram. Mas estou com alguns receios, principalmente no que diz respeito ao custo diário considerando os deslocamentos por Cuba. Meu roteiro, a priori, é Havana(4 dias) – Cienfuegos(3 dias) – Santiago de Cuba(3 dias) – Trinidad(3 dias) – Santa Clara(3 dias) – Varadero (2 dias) – Havana (2 dias) – Rio de Janeiro. Já fechei todas as estadias e pretendo já comprar as passagens da Via Azul.
Você me faria alguma recomendação em especial?
Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.
Abs,