Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Seguro viagem para esportes radicais

Temos uma série de posts sobre seguro viagem em nosso blog. Não só contratamos esse tipo de serviço para todas as viagens, como indicamos que você também o faça, e isso não se restringe a destinos internacionais. Quando falamos então de esportes radicais, ter as coberturas completas para casos de acidente é extremamente importante.

Acidentes no geral são cobertos por quase todos os planos. Todavia é crucial saber se o seguro viagem que você está contratando cobre os acidentes provenientes das modalidades que você porventura irá praticar durante sua viagem.

Escolher um seguro viagem para esportes radicais segue o mesmo processo de contratação de uma apólice convencional. Porém é necessário que você esteja atento aos itens da cobertura. Os próximos parágrafos vão mostrar a você como.

Para começar: como fazer o seguro viagem?

Para não prolongar demais esse texto, convido você a ler o artigo em que apresento um tutorial passo-a-passo sobre como contratar uma apólice. Nesse passo-a-passo, utilizamos a plataforma da [vb_product_link code=”SEGUROS_PROMO”], que, além de ser a que sempre usamos, é também parceira do Viajei Bonito.

Você pode fazer sua cotação de um seguro viagem para esportes radicais – ou para qualquer outro tipo de viagem – através [vb_product_link code=”SEGUROS_PROMO” text=”deste link”].

Como escolher a melhor apólice de seguro viagem para esportes radicais

Eu poderia listar aqui todas as apólices em que os esportes radicais são cobertos. Entretanto, dado o fato de que mudanças acontecem constantemente nos termos de uso de cada empresa seguradora, eu poderia estar lhe passando informações desatualizadas. É muito mais seguro – até mesmo para você – saber confirmar quais esportes radicais sua apólice cobre, não é verdade?

Se você seguiu as orientações do tópico anterior, terá visto que um dos passos é a escolha da apólice que melhor lhe atende. No descritivo do plano, é possível encontrar dentro de Assistência Médica o seguinte termo: Assistência Médica para Prática de Esportes.

Item Assistência Médica para Prática de Esportes visto na cobertura do plano
Item Assistência Médica para Prática de Esportes visto na cobertura do plano. Créditos: Seguros Promo

Infelizmente esse item se mostra muito vago. Ao clicar no ícone de ajuda, uma popup é exibida, mas com informações, na minha opinião, genéricas demais. Fazer um seguro viagem para esportes radicais exige um pouco mais de detalhamento.

Popup de ajuda sobre o item Assistência Médica para Prática de Esportes visto na cobertura do plano
Popup de ajuda sobre o item Assistência Médica para Prática de Esportes visto na cobertura do plano. Créditos: Seguros Promo

Somente isso não me garante que o plano vai me ressarcir caso eu me machuque esquiando, por exemplo.

Felizmente, existe uma maneira de se ter um detalhamento melhor de quais esportes radicais a apólice cobre. Perceba que a empresa seguradora é indicada no rodapé dessa página de detalhamento. É ela quem prestará os serviços caso você precise acionar o seguro em caso de acidentes.

Com o nome da empresa em mãos, siga os passos abaixo:

  1. Abra uma nova aba em seu navegador (se for o Google Chrome, pressione CTRL+T);
  2. Nessa nova aba, carregue novamente a plataforma da [vb_product_link code=”SEGUROS_PROMO”];
  3. Desça até o fim da página, onde ficam os links das seguradoras;
  4. Clique no nome da empresa que está associada ao detalhamento de sua apólice;
Lista com as empresas seguradoras no site da Seguros Promo
Lista com as empresas seguradoras no site da Seguros Promo. Créditos: Seguros Promo

Apenas como exemplo, cliquei no link da Assist Card. A página que se abre mostra uma série de informações da empresa, juntamente com um link para suas condições de uso.

Link para as condições de uso da Assist Card, usada como exemplo
Link para as condições de uso da Assist Card, usada como exemplo. Créditos: Seguros Promo

Nesse momento você será redirecionado para o documento oficial da empresa onde consta um detalhamento muito mais completo e é nesse documento que descobriremos se o seguro viagem para esportes radicais que queremos cobre a modalidade que vamos praticar em nossa viagem.

Na página do documento (ou com um visualizador de PDF), utilize a busca (geralmente CTRL+F) e procure pelos termos esportes radicais. Veja o que encontrei ainda no mesmo exemplo citado acima:

Descritivo da apólice do seguro viagem para esportes radicais da Assist Card, usada como exemplo
Descritivo da apólice do seguro viagem para esportes radicais da Assist Card, usada como exemplo. Créditos: Assist Card

Com a listagem de esportes cobertos pela seguradora, basta confirmar na plataforma da [vb_product_link code=”SEGUROS_PROMO”] se a apólice que você está contratando inclui o item “Despesas Médicas, Hospitalares e/ou Odontológicas em Viagem ao Exterior decorrente de Prática Amadora de Esportes Radicais” (repare que esses termos podem sofrer variações de seguradora para seguradora). Recomendo ler também as demais informações que constam nesse item para evitar surpresas desagradáveis caso você se acidente. Pode ser que existam exceções e requisitos para que o valor seja pago. Uma consulta rápida ao suporte da ferramenta pelo chat também é sempre bem-vindo: pode ser que a plataforma esteja exibindo o nome acima abreviado.

Os mesmos passos se aplicam para as demais seguradoras, mas saiba que o formato dos documentos descritivos das condições de uso são diferentes para cada empresa.

Cupom de desconto para o seguro viagem

Com a confirmação de que seu seguro viagem para esportes radicais cobre exatamente as modalidades que serão praticadas durante a viagem, o próximo passo é o da contratação. A boa notícia é que nossa parceria com a [vb_product_link code=”SEGUROS_PROMO”] dá a você um cupom de desconto (leia mais aqui)! Basta informá-lo no momento da compra.

[vb_product_coupon code=”SEGUROS_PROMO” return_type=”box”]

Leia mais sobre o que já escrevemos sobre seguro viagem

Assista ao vídeo

[vb_youtube id="bL_gWngjxqU" resolution="720p"]

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo