Viagem de ônibus em Cuba: dicas rápidas

Cuba é um país cuja extensão exige pouco menos de 20 horas para ser percorrido de ponta-a-ponta. Viajar de uma cidade a outra no país pode ser tão rápido e fácil que, em minha opinião, vale mais a pena uma viagem de ônibus em Cuba do que de avião ou até mesmo de carro alugado.

Antes que você pense naqueles ônibus da década de 50 ou de passagens compradas só na hora da viagem como fazíamos antigamente, lhe digo: eles estão muito bem avançados nisso tudo. Durante nossas viagens por Havana, Varadero, Santa Clara, Trinidad e Cienfuegos optamos pelo ônibus e valeu muito a pena.

Todas as passagens foram compradas pela internet e nenhum dos vouchers impressos aqui no Brasil foram dor de cabeça por lá. Viagem de ônibus em Cuba é uma coisa que funciona bem. De qualquer forma recomendo que você fique atento às dicas abaixo para evitar transtornos e surpresas desagradáveis.

Dicas rápidas sobre viagem de ônibus em Cuba

Optei por fazer uma lista de dicas para que o artigo não ficasse extenso demais, mas se algum dos tópicos não estiver muito bem explicado, fique à vontade para tirar suas dúvidas nos comentários ao fim do texto.

Passagens

Passagem de ônibus da Viazul comprada pela internet e retirada a partir do voucher em Havana, Cuba

Passagem de ônibus da Viazul comprada pela internet e retirada a partir do voucher em Havana, Cuba. Créditos: Adriano Castro

  • A empresa que escolhemos para todos os deslocamentos foi a Viazul. Nossa recomendação aqui não se trata de publicidade e sim de uma recomendação real dado que ficamos satisfeitos com o serviço prestado;
  • Você pode comprar suas passagens pela internet, porém com antecedência mínima de cinco dias, isto é, não se pode deixar para última hora. Essa quantidade de dias mínimos está vigente até junho de 2018 (quando este artigo foi redigido), porém ela pode mudar, por isso consulte o site oficial da empresa;
  • Para receber o reembolso de algum trecho que porventura você possa querer cancelar, é necessário fazê-lo também com bastante antecedência. Até junho de 2018 você precisa solicitá-lo com dez dias antes da ida;
  • Imprima todos os vouchers e chegue ao terminal com, pelo menos, meia-hora antes do horário de saída do ônibus. Em algumas das cidades, como Santa Clara, foram quase 20 minutos na fila para conseguir resgatar os bilhetes;
  • Os assentos não eram numerados, então não deixe pra entrar por último, especialmente se você estiver com mais pessoas e quiser um lugar próximo a elas;

Conforto

Interior de um ônibus da Viazul em Cuba

Interior de um ônibus da Viazul em Cuba. Créditos: Adriano Castro

  • Os ônibus de todos os trechos que pegamos eram confortáveis;
  • Em algumas das viagens, o ar condicionado estava funcionando “a todo vapor”. Então vale a pena levar na mão uma blusa de frio ou algo para cobrir os braços e pernas, especialmente se a viagem for à noite;
  • Os ônibus não são equipados com um vídeo game em cada poltrona como havia sido informado no sonho que tive na noite anterior;

Trajetos

Ônibus da Viazul durante parada para lanche em uma viagem de ônibus em Cuba

Ônibus da Viazul durante parada para lanche em uma viagem de ônibus em Cuba. Créditos: Adriano Castro

  • Uma viagem de ônibus em Cuba pode ser muito mais demorada que uma viagem de carro, não só pela velocidade que ambos conseguem atingir, mas pelos trajetos. Os ônibus vão parando em cada cidade no caminho, pegando passageiros em diversos pontos e fazem, inclusive, desvios totalmente fora da rota para isso. Vale a pena ser paciente e aproveitar a oportunidade para fazer contato, mesmo que visual, com cidades que não estão incluídas em seu roteiro;
  • Pergunte ao motorista se a sua viagem exige troca de ônibus;
  • Geralmente os trajetos incluem paradas para lanche;

Atendimento

Guichê de atendimento para estrangeiros do terminal da Viazul em Havana, Cuba

Guichê de atendimento para estrangeiros do terminal da Viazul em Havana, Cuba. Créditos: Gisele Rocha

  • Ainda sobre a Viazul, ficamos um pouco decepcionados com o atendimento nos terminais. Na grande maioria das vezes, os funcionários estavam impacientes e não se mostraram solícitos a solucionar nossas dúvidas;
  • Em algumas cidades, o responsável por colocar as malas no bagageiro pode exigir 1 CUC por mala alegando que ela extrapola o peso máximo (mesmo sem ter pesado). Em outras eles pedem 1 CUC a título de gorjeta. Até hoje não sabemos se eles podem obrigá-lo a pagar. Nós pagamos;
  • Cuidado para não entrar na fila errada! Ao chegar no terminal, verifique se a fila para troca do voucher ou até mesmo para compra do bilhete são para estrangeiros. Se não fossem os próprios moradores nos avisando, teríamos perdido um tempão na fila para chegar ao guichê e descobrir que ele era específico para os cubanos;
  • Ao pegar um táxi ou qualquer outro tipo de transporte antes da viagem, pergunte ao motorista se ele está levando você para o terminal da Viazul (se você também optar pela empresa). Em algumas cidades como Havana, o terminal da empresa não ficava na rodoviária em si, mas em outro endereço. Já em Santa Clara havia um terminal para ônibus interprovinciais e outro para viagens dentro do estado. Não entendemos muito bem essas diferenças, por isso quando chamávamos alguém para nos levar só falávamos: Viazul!

Imprevistos acontecem!

Trecho com interdição na Autopista A1 após passagem da Tempestade Alberto em Cuba

Trecho com interdição na Autopista A1 após passagem da Tempestade Alberto em Cuba. Créditos: Gisele Rocha

Agora uma dica muito importante para você que também está indo na época de chuvas e furacões como aconteceu conosco. Essa temporada pode começar em maio e durar até os últimos meses do ano. Nesses casos uma viagem de ônibus em Cuba pode ser uma grande dor de cabeça, especialmente se estiver próxima a data do voo programado em seu destino.

Acontece que tempestades subtropicais e furacões que caminham em direção aos Estados Unidos deixam grandes estragos em Cuba. A Tempestade Alberto nos pegou justamente quando passávamos por Cienfuegos e o que era para ser o passeio de uma tarde se tornou uma viagem de 3 dias.

Todas as estradas que saíam da cidade ficaram fechadas no primeiro dia e, em seguida, as estradas principais que interligam o país até Havana também estavam interditadas, sem previsão de liberação. Os ônibus suspenderam as atividades e só conseguimos voltar para a capital poucos dias antes do voo de volta para o Brasil, graças a um taxista que resolveu arriscar – é claro que precisamos pagar caro por isso.

Resumindo, se há qualquer ameaça de tempestade, não deixe para voltar para Havana faltando pouco tempo para seu voo de volta ao Brasil.

Vale a pena alugar um carro em Cuba?

Em minha humilde, singela, honesta e estrogonófica opinião: não.

Gostamos sempre de indicar o aluguel de carros como forma de se ter mais liberdade para viajar. Todavia os preços de aluguel de carro em Cuba estavam altos quando fomos.

Em pouquíssimos momentos o carro próprio nos fez falta. Todos os trajetos de ônibus foram muito tranquilos, desde a viagem em si até os deslocamentos entre as casas e os terminais. Falando em casa, leia também sobre nossa experiência com casas particulares em Cuba.

Assista ao vídeo

Além do artigo que você lê agora, compilamos também algumas imagens que fizemos durante as viagens de ônibus em Cuba para o nosso canal do YouTube. Vale a pena dar uma conferida.

Leia mais sobre nossa viagem por Cuba

Cuba

Havana

Cienfuegos

Santa Clara

Cidade do Panamá

Vídeos

Viagem de ônibus em Cuba: dicas rápidas

Essas informações foram úteis para você?

Ajude-nos a continuar compartilhando histórias incríveis e dicas úteis! Escaneie o QR code abaixo com o seu app para pagamentos e faça uma contribuição voluntária para manter nosso blog de viagens vivo. Obrigada pelo seu apoio!

PIX para viajeibonito

Prepare-se para viajar

Ícone seguro viagem

Use o cupom DELAS23 para adquirir o seguro viagem com até 23% de desconto, pagando via PIX ou boleto bancário. Além da cobertura médico-hospitalar, você também estará protegido em casos de cancelamento de viagem, extravio ou danos à bagagem.

Ícone hotel

Reserve hospedagem com antecedência através do Booking e Hostelworld para garantir preços promocionais. Parcelamento sem juros no cartão de crédito e possibilidade de cancelamento reembolsável.

Garanta internet em mais de 200 países utilizando o chip da America Chip, que nós já testamos na Europa e do norte ao extremo sul das Américas. 

Compre passagens aéreas com até 35% de desconto usando o comparador de preços ou utilize a ferramenta quando viajar, um calendário que mostra as tarifas mais baixas para o destino que você escolher.

Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Parcele sem IOF em até 12x ou cancele sem custos.

Faça passeios guiados em qualquer lugar do mundo e fure a fila comprando ingressos com antecedência através da GetYourGuide. Cancele sua reserva até 24 horas antes do início de sua atividade e obtenha reembolso integral.

Adriano Castro

Formado em Ciência da Computação pela UFJF, trabalhou durante 10 anos como analista de sistemas até chutar o balde e tocar a vida como freelancer, carregando seus projetos para onde quer que vá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo