O que vestir na Tailândia e no sudeste asiático
Já notaram como as roupas desempenham um papel importante na identidade cultural e contribuem para a aceitação – ou não – dentro de um determinado grupo social? Na verdade, você pode usar o que quiser em qualquer lugar do mundo, mas se veio até aqui para ler sobre o que vestir na Tailândia, provavelmente é porque deseja se adequar a essa comunidade de alguma forma. Então, guarde bem estas dicas de peças que não podem faltar na mala.
Navegue pelo post
Sugestões de trajes para mulheres na Tailândia
Nos templos
[vb_gallery ids=”9640,9639″]
Os templos tailandeses são magníficos e atraem todos os tipos de turistas, mas devemos lembrar que acima de tudo, esses são locais de oração, por isso é imprescindível manter o respeito.
Já abordamos sobre a maneira de se vestir e portar nos santuários naquele artigo sobre as tradições e comportamentos tailandeses que você deve entender antes de viajar, mas não custa reforçar. Nos espaços sagrados, procure se vestir de maneira discreta, cobrindo as pernas e os ombros.
Na Khao San Road é possível encontrar calças de tecidos finos a 100 baht, o que equivale a menos de R$10.
Lembre-se de que é necessário retirar os sapatos antes de entrar nos templos, então aquele velho par de Havaianas vem bem a calhar. Não aconselhamos sapatilhas porque os pés vão suar e você vai passar vergonha na hora de ficar descalça.
Nas ruas
O calor é implacável na Tailândia. Roupas justas e tecidos pesados causam muito desconforto, então coloque na mala apenas os vestidos de panos leves, camisetas de malha e shorts.
Não há problema em andar com os ombros à mostra rua afora, mas leve com você um lenço para se cobrir caso decida visitar algum lugar sagrado. Nesse caso, você pode optar também por saias longas ou vestidos compridos.
Nas praias
As praias da Tailândia são frequentadas por turistas do mundo inteiro, pertencentes a diferentes culturas e religiões. Sendo assim, use o bom senso. Não é proibido colocar aquele biquíni fio dental, mas não é o momento mais apropriado. Topless então, está fora de cogitação.
No nosso passeio pelas Ilhas Phi Phi dividimos o barco com orientais e muçulmanos, pessoas muito reservadas que mergulhavam no mar com o corpo coberto dos pés à cabeça. Pense que você pode deixar muita gente constrangida usando um biquíni pequenininho ou um maiô muito cavado.
Independentemente da sua escolha, leve chapéu, óculos escuros e protetor solar.
À noite
Nos bares e nas boates você pode usar o que achar melhor. Vale vestidinho, saia curta, cropped, transparência, saltão e as coisas todas.
Em casamentos
Para receber as bênçãos de um monge budista em Krabi, nós optamos por roupas brancas, embora isso não fosse uma regra. O importante era manter os ombros e as pernas cobertas, por isso escolhi um vestido longo e um chale por cima, que foi comprado em [link tag=”reino-unidokuala-lumpur”]Kuala Lumpur[/link], Malásia.
O que os homens podem vestir na Tailândia
Na rua e nos templos
As regras para os trajes masculinos são as mesmas que se aplicam ao vestuário das mulheres. Durante o dia, caso o passeio inclua visitas a templos e santuários, escolha calças compridas de tecidos leves e camisas que escondam os ombros e o tórax. Nos pés, um par de chinelos ou sandálias facilita na hora de entrar nos templos, já que é necessário deixar os calçados do lado de fora.
Nas praias
Não vimos muita gente usando sunga nas praias tailandesas, então recomendamos shorts ou bermudas aos homens. Tá liberado ficar sem camisa se quiser, mas vista-se quando for a um quiosque ou restaurante.
À noite
Como dito anteriormente, não há regras sobre o que vestir na Tailândia à noite, é você quem decide. Tanto faz sair de calça ou bermuda; camiseta ou regata; botas, chinelos ou tênis. Fica a critério de cada um.
Em casamentos
Para cobrir os ombros e as pernas, o Adriano optou por uma calça de algodão e uma bata de manga longa. Ambas foram compradas em mercadinhos da Tailândia e custaram muito pouco. Algo em torno de R$35.
Essas foram as nossas dicas sobre o que vestir na Tailândia, baseadas nas nossas próprias experiências. Discorda de algum ponto? Tem alguma dúvida? Escreva na caixa de comentários logo abaixo, ficaremos felizes em responder.
Ler mais sobre o nosso Mochilão Asiático
Se você gostou deste artigo e gostaria de ler outros sobre o nosso mochilão pela Ásia, veja abaixo por onde passamos e boa leitura.
- Quanto custa viajar pelo sudeste asiático?
- Seguro viagem para a Ásia não é obrigatório, mas é essencial
Estados Unidos
Tailândia
- Mochilão na Tailândia: quantos dias ficar em cada cidade?
- Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado
- Wat Arun, um templo completo com a cara Bangkok
- Bangkok é realmente uma cidade barata?
- Visitando Ayutthaya em um dia
- 15 coisas para fazer na Khao San Road, em Bangkok
- Como consegui fazer uma Sak Yant em Bangkok
- Tradições e comportamentos tailandeses que você deve entender antes de viajar
- Como é voar pela Air Asia
- Como é a vigilância sanitária nos aeroportos da Tailândia
- Krabi ou Phuket e por quê?
- O que fazer em Krabi Town, no sul da Tailândia
- Os principais mercados de Bangkok e o que vale a pena comprar neles
- Ilhas Phi Phi na Tailândia: pacotes e tours
Vietnã
- Como é atravessar uma rua em Ho Chi Minh, no Vietnã?
- A visita enriquecedora ao Museu de Memórias da Guerra, Vietnã
- Como tirar o visto para o Vietnã pela internet
- 14 cenas curiosas que presenciei no Vietnã
Malásia
- O que fazer em Kuala Lumpur: 20 atrações gratuitas
- Lugares para ver e fotografar as Petronas Towers em Kuala Lumpur
Gostaria de saber como faz para receber as bênçãos de casamento lá…
Acho importante respeitar as regras dos lugares que visitamos – e é muito importante se informar antes de ir, especialmente em países como a Tailândia e os outros do sudeste asiático, onde a cultura e a religião são bem diferentes das nossas. Achei lindo vcs fazerem a renovação de votos por lá, tenho certeza que foi uma cerimônia especial!
E essa é a graça de viajar, né? Conhecer culturas diferentes, entender o mundo sob perspectivas novas e respeitar as diferenças.
Um abraço!
Estou fazendo um roteiro para a Tailândia, Vietnã, Laos, Cingapura e Malásia no próximo ano. Minha pergunta foge um pouco sobre turismo mas não li nada sobre isso em nenhum lugar. Pode- se fumar nesses países?Existem lugares específicos para fumar? Em lugares públicos, praias, ruas, poderei fumar? Agradeço a atenção
Oi, Eugênia!
Sim, você pode fumar em público nesses países e na Tailândia os cigarros são muito baratos.
Álcool, no entanto, é proibido nas ruas e os preços são altos, justamente para evitar o consumo exagerado.
Espero ter ajudado. Se precisar de mais alguma informação, conte comigo!