Viajei Bonito

Planejamento de viagens e nomadismo digital

Como ir do aeroporto de Krabi para Krabi Town sem cair em ciladas

Uma coisa que sempre levamos em consideração quando vamos comprar passagens aéreas é a hora de desembarque no destino final. Botando na ponta do lápis, chegamos à conclusão que às vezes sai mais caro pagar por táxi/Uber de madrugada do que comprar as passagens para um horário razoável e usar o transporte público. Isso também ajuda a evitar perrengues, mas não se aplicou a este caso. Antes de mostrar como ir do aeroporto de Krabi para Krabi Town, vou contar sobre a fria em que entramos ao escolher o Krabi Airport Shuttle Bus. Depois apresento outras alternativas de transportes.

Desembarcamos em [link tag=”krabi”]Krabi[/link] no meio da tarde vindos de [link tag=”singapura”]Singapura[/link]. Passamos pelo controle de vigilância sanitária e saímos para procurar um ônibus urbano que nos deixasse em Krabi Town. Não existe.

As opções dentro do aeroporto eram apenas duas: shuttle bus ou táxi credenciado, ambos com preços tabelados. O ônibus custava 90 baht por pessoa ([vb_rate from=”THB” to=”BRL” value=”90″]) e o táxi 350 baht para os dois ([vb_rate from=”THB” to=”BRL” value=”350″]). Olhando assim, a diferença de 170 baht parece gritante, mas convertendo daria algo em torno de [vb_rate from=”THB” to=”BRL” value=”85″] a mais para cada um. Era aceitável.

Serviço de ônibus no aeroporto de Krabi, na Tailândia
Serviço de ônibus no aeroporto de Krabi, na Tailândia. Créditos: billpeterson / Fonte: Flickr

Já que ainda era dia e nossas malas estavam leves, optamos pelo ônibus. Quer dizer, a escolha foi minha, o Adriano torceu o nariz, como quem pressentia a cilada que estava por vir.

A atendente garantiu que o ônibus nos deixaria no centro de Krabi Town, na porta do [bookinglink id=”460219″], onde nos hospedamos. Perguntamos isso a ela diversas vezes e de diferentes maneiras, para ter certeza de que seria um bom negócio, tendo em vista que eles não devolviam as passagens.

Saímos do aeroporto e fomos em direção ao ônibus. Havia apenas um, não tinha como errar. Cumprimentamos o motorista e subimos com a nossa bagagem. *SUSTO*. O ônibus já estava lotado e as malas aglomeradas em um canto do busão. Adriano já me olhou de canto de olho com aquela cara de “olha só onde você enfiou a gente por causa de [vb_rate from=”THB” to=”BRL” value=”85″]“. Era tarde para arrependimentos e se eles não devolvem o dinheiro da passagem, essa é a razão.

Arrumei um espaço ao lado das malas e me sentei no chão. Adriano ficou em pé por mais uns 40 minutos antes do ônibus sair do aeroporto em direção a Krabi Town. A empresa só liberou a partida quando não cabia mais um ser humano lá dentro.

Entre sacolejos e freadas bruscas, eu só pensava no banho gelado que tomaria quando chegasse ao hotel. Pobre de mim.

Rodando a baiana

[vb_gallery ids=”13877,13876″]

Nada é tão ruim que não possa piorar. O ônibus não nos deixou na porta do hotel como a atendente havia prometido no aeroporto, ele parou em um restaurante no meio do nada, onde havia um guichê improvisado dessa mesma empresa. Olhamos no Google Maps e vimos que a caminhada seria longa, coisa de 25 minutos, meia hora. O motorista mandou que todos descessem com suas respectivas malas e largou a gente lá. A partir daquele ponto o grupo se dividiria entre pessoas que iriam para Ao Nang e pessoas que iriam para Krabi Town. O transporte para Ao Nang partiu e o de Krabi Town nunca chegou.

Uma parte do grupo desistiu e foi andando a pé. Eu fiquei lá para cobrar os meus direitos enquanto uma galera assistia. Não sei se eles tinham esperança de que aquilo daria certo ou se estavam só para ver o barraco mesmo.

Foram 45 minutos de espera. A cada 10 minutos a atendente dizia que o motorista estava chegando, mas nem sinal. Até que minha paciência se esgotou e eu disse que ou ela devolveria o nosso dinheiro ou eu chamaria a polícia. Outro funcionário que presenciava aquilo viu que não arredaríamos o pé e resolveu nos deixar no hotel. Foi a economia mais porca que já fizemos na vida!

O pior é saber que esse não foi um dia atípico. No TripAdvisor e em grupos do Facebook, outros viajantes relatam experiências semelhantes com essa mesma empresa.

Como ir do aeroporto de Krabi para Krabi Town

Songthaew, transporte popular na Tailândia
Songthaew, transporte popular na Tailândia. Créditos: Ilya Plekhanov / Fonte: Wikimedia Commons

Depois de saber como funciona o Airport Shuttle Bus, é provável que você queira saber quais são as outras alternativas para ir do aeroporto de Krabi para Krabi Town. Temos cinco opções:

Taxi privativo

Ao lado do guichê do Airport Shuttle Bus há um balcão de táxis credenciados com um letreiro indicando os preços para diferentes destinos. Do aeroporto até Krabi Town custa 350 baht ([vb_rate from=”THB” to=”BRL” value=”350″], preço atualizado em dezembro de 2017). É só pagar e ir para o estacionamento. Há uma placa indicando o ponto de parada dos veículos. Até hoje me arrependo por não ter escolhido essa opção. Teria ido sentada confortavelmente, curtindo o ventinho do ar-condicionado e seria deixada na porta do hotel sem nenhum problema.

Van

A mesma empresa que oferece o serviço de táxis credenciados passou a operar com vans coletivas. É o mesmo esquema do ônibus, precisa ter uma lotação mínima e a promessa é de que o passageiro será deixado na porta do hotel. Como não experimentamos essa modalidade, não sabemos se funciona bem. A passagem custa 120 baht [vb_rate from=”THB” to=”BRL” value=”120″].

Transfer providenciado pelo hotel

Outra forma de escapar do Airport Shuttle Bus é combinando o transfer com o hotel. No [bookinglink id=”460219″], por exemplo, eles oferecem o serviço com pagamento à parte, basta informar antecipadamente o horário de chegada.

Songthaew

Songthaew é uma espécie de transporte coletivo muito popular em algumas cidades da Tailândia. É uma pickup adaptada com dois bancos nas laterais e um no meio.

Essa é uma forma barata de se deslocar do aeroporto a Krabi Town, mas se você viaja com muita bagagem, pode ser desconfortável. As passagens custam entre 30 e 50 baht ([vb_rate from=”THB” to=”BRL” value=”30″] e [vb_rate from=”THB” to=”BRL” value=”50″]) e o veículo te deixa no centro da cidade.

Há um ponto de parada na avenida principal, próximo à entrada do aeroporto. Basta fazer sinal com o braço para que o motorista pare.

Tuk tuk

Os motoristas de tuk tuk ficaram mal falados por causa de alguns golpes praticados contra turistas, mas sabemos que não dá para generalizar. Fomos bem atendidos todas as vezes que precisamos desse serviço, só é preciso negociar o valor antes de começar a corrida. O espaço comporta dois passageiros e até duas mochilas/malas tranquilamente.

Para ir ao aeroporto de Krabi até o centro da cidade usando tuk tuk, basta sair para a rua e esperar. Negocie um valor entre 180 e 210 baht. Pelo trabalho de sair do aeroporto e barganhar o valor do transporte, acho que não vale a pena, mas fica a seu critério.

Como ir de Krabi Town até o aeroporto

Como ir do centro de Krabi até o aeroporto
Como ir do centro de Krabi até o aeroporto. Créditos: Ilya Plekhanov / Fonte: Wikimedia Commons

As mesmas opções são válidas para ir do centro de Krabi Town para o aeroporto, no entanto, sugerimos que você agende um táxi ou vá atrás de tuk tuk e songthaew com muitas horas de antecedência. Nós escolhemos a primeira opção depois de ouvir relatos de viajantes que quase perderam o voo esperando pela van e pelo ônibus.

Ler mais sobre o nosso Mochilão Asiático

Se você gostou deste artigo e gostaria de ler outros sobre o nosso mochilão pela Ásia, veja abaixo por onde passamos e boa leitura.

Estados Unidos

Tailândia

Outras notícias sobre a Tailândia

Vietnã

Malásia

Singapura

Gisele Rocha

Formada em Comunicação Social pela UFJF. Andou meio mundo tentando descobrir o que queria fazer, até descobrir que queria mesmo era andar pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo