A Noite de Pioneiros e mais uma renovação de votos em Ushuaia
A noite de nosso terceiro dia em Ushuaia foi dedicada a um passeio muito divertido que fizemos com a Tierra del Fuego Aventura e com a Ushuaia Blanca: a Noche de Pioneros. Esse passeio foi realizado como parte da parceria com a All Patagonia durante nossa viagem pelo extremo sul das Américas.
O roteiro que conta normalmente com uma caminhada, jantar e pilotagem de snowmobiles foi muito além e nos presentou com uma surpresa enorme: uma cerimônia improvisada de renovação de votos!
Você lerá agora uma revisão sincera de tudo que vimos no passeio e caso queira maiores informações deixamos um link para consulta no final. Divirta-se!
Navegue pelo post
A caminhada
A primeira parte da noite começa com uma caminhada, semelhante à que tivemos no Full Day Nieve, quando usamos as raquetes nas botas para andar sobre a neve fofa. A diferença é que agora só tínhamos a luz das lanterninhas que colocamos na cabeça.
[vb_gallery ids=”12454,12455,12456,12457″]
Durante a caminhada, nosso guia parou algumas vezes para que pudéssemos descansar e aproveitou esses momentos para contar algumas histórias sobre o lugar. Algumas delas muito interessantes e que remetem a um passado quando Ushuaia e região levavam meses para conseguir se comunicar com Buenos Aires, já que os telegramas precisavam percorrer longas distâncias de navio.
Foram aproximadamente 40 minutos até chegarmos à uma cabana muito charmosa e aconchegante, onde começou a segunda parte: o jantar.
O jantar
Cada um nessa hora podia escolher sua bebida: água, refrigerante, vinho ou cerveja. Como estávamos com os corpos congelando por conta da caminhada, eles ainda nos ofereceram vinho quente. Eu que não sou muito chegado a vinho bebia aquilo com tanto gosto quanto se bebe um chopp gelado num dia ensolarado de praia.
Para acompanhar as bebidas, sopa de carneiro e pães foram servidos.
[vb_gallery ids=”12460,12458,12459″]
A parte mais interessante do jantar foi quando um dos guias nos mostrou como os pioneiros faziam café. Ele executou o “passo-a-passo” em um bule onde misturou o pó de café, a água, o açúcar e uma parente distante de nossa cachaça, tudo em suas devidas proporções.
Nesse momento perguntei o porquê do local se chamar Tierra del Fuego. Ele nos contou que durante a descoberta da região, os responsáveis pela expedição viam de longe as fogueiras que os nativos mantinham – visto que eram um povo que dominava a arte de fazer e de transportar fogo. Para dar mais emoção à história que contariam quando voltassem para casa, chamara o lugar de Terra do Fogo, dando um charme de heroísmo ao “descobrimento”.
[xyz-ihs snippet=”facebook”]
A renovação de votos
Semanas antes do passeio, quando ainda estávamos planejando nossa viagem e entramos em contato com a All Patagonia, contamos sobre os [link tag=”casamento”]nossos casamentos ao redor do mundo[/link]. Eles gostaram tanto da ideia que resolveram fugir um pouco do roteiro desse passeio para celebrar uma cerimônia improvisada de renovação de votos.
[vb_gallery ids=”12461,12464,12462,12463″]
Assim, após o jantar, a parte final do passeio ganhou um elemento a mais e quando saímos da cabana, uma fogueira nos esperava com os demais participantes em sua volta. Os guias agora seriam nossos cerimonialistas. Gisele ainda ganhou alguns adornos de noiva que lhe couberam muito bem.
A cerimônia durou algo em torno de 20 minutos e contou com palavras improvisadas e muito bem preparadas, que fizeram uma relação sobre os liquens que crescem na região resultante da pureza do ar e a pureza do próprio casamento. Celebramos ali nossa sexta cerimônia.
As snowmobiles
Para encerrar o passeio, fizemos o caminho de volta em snowmobiles – aquelas motos de neve que mostramos [vb_youtube_link id=”I0EDIYzcWPw” text=”nesse vídeo”]. No início eu pilotei e em seguida a Gisele. Foram aproximadamente 30 minutos de percurso passando pelos mesmos lugares que havíamos caminhado anteriormente.
[vb_gallery ids=”12465,12467,12466,12468,12471,12470,12469″]
Leia mais sobre a nossa viagem ao extremo sul das Américas
[xyz-ihs snippet=”extremo-sul-das-americas”]
gente que máximo essa renovação de votos!!! adorei. primeiramente, felicidades. Segundo. que passeio legal esse com snowmobiles, jantarzinho… adorei!
Nossa, que aventura bacana. Diferente e interessante. Adorei o relato. Parabéns.
Ai que delícia de noite! Sou doida para conhecer o Ushuaia e agora fiquei ainda mais! Quando for quero fazer as mesmas coisas que vocês! ^^
Que passeio incrível! Adoro esse tipo de aventura, acampar, trilha, caminhadas e tudo o envolve natureza. Achei muito bacana eles improvisarem uma renovação de votos para vocês. haha
Gente, adorei o cenário para renovar os votos! Nós também sempre marcamos uma viagem para comemorar nossos aniversários de casamento e pra nós, não tem celebração melhor. Parabéns por mais um casamento, rs!
Estamos indo em novembro e vamos pegar todas as.dicas com vocês. Adora do os relatos.
Que original!!! Confesso que eu não sou adepta de sítios frios, eu adoro é calor!!! Também quero renovar os meus votos ;)
Que experiência sensacional! E que maneira mais especial de renovar os votos, dessa viagem vocês não vão esquecer nunca mais! <3
Awww, que demais! Sonho conhecer a Patagônia. Deve ter sido uma experiência muito massa. Parabéns por mais um casamento! <3