Viajando de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas no inverno
Nosso rolê pela Patagônia estava prestes a ir para as cucuias depois que uma empresa de transportes que seria nossa parceira nessa viagem resolveu sumir do mapa em cima da hora sem enviar as passagens que foram combinadas. Era noite de sábado e nossa viagem entre [link tag=”ushuaia”]Ushuaia[/link] e [link tag=”punta-arenas”]Punta Arenas[/link] seria na manhã de segunda-feira. Diante da irresponsabilidade alheia, era necessário tomar uma atitude.
Mais uma vez, Bárbara – a nossa fada madrinha da viagem – entrou em ação e disse que tínhamos 15 minutos para chegar ao único ponto de vendas de passagens que estava aberto em Ushuaia antes de encerrarem o expediente, que só reabriria na segunda-feira às 9h da manhã, sendo que o ônibus sairia às 4h50.
Lá vai Adriano deslizando ladeira abaixo, com as botas desamarradas e umas notas de pesos argentinos no bolso para tentar comprar as benditas passagens. Tempos depois ele voltou ao hostel com duas passagens da Tecni Austral, empresa que nos levaria de uma cidade a outra numa viagem que prometia durar 12 horas, mas já sabíamos que tomaria muito mais tempo que isso.
Navegue pelo post
A viagem de ônibus entre Ushuaia a Punta Arenas
O ônibus chegou às 4h35, ou seja, 25 minutos antes do horário marcado. No pátio que funciona como a rodoviária existe um quiosques, que estavam fechados naquela hora. No lado de fora, havia alguns bancos, onde nos sentamos para esperar o ônibus. Logo em frente existe um posto de gasolina e lá você pode usar o banheiro.
Mesmo estando no inverno, tivemos a sorte de não sentir muito frio. No entanto, como o terminal de ônibus está próximo ao mar, ventava bastante, por isso é importante ir agasalhado, independente da época do ano.
A viagem entre Ushuaia e Punta Arenas no inverno é feita em dois trechos. O primeiro, de Ushuaia para Río Grande, dura cerca de 4 horas. O segundo é entre Río Grande e Punta Arenas, num trajeto que levaria aproximadamente 8 horas para ser percorrido.
No primeiro trecho, o ônibus era bem pequeno, com poltronas muito apertadas que não inclinam, além de estarem um pouco sujas de farelo de pão e cabelo. O ônibus não tem banheiro, o que é até bom, já que a calefação poderia até piorar certos odores.
No começo da viagem estava frio dentro do ônibus, depois ficou um calor insuportável. Tiramos todas as camadas de blusas e só foi possível nos refrescar colocando o braço na janela, buscando alguma frestinha onde entrasse o ar frio de fora. Pela primeira vez fiquei feliz com goteiras da saída de ar pingando em mim. Sério, olha o meu estado!
Ao desembarcar em Río Grande, era necessário ir ao guichê e trocar os vouchers por passagens. Fomos colocados nas últimas poltronas no busão, que dessa vez tinha banheiro. Só conseguíamos pensar no pesadelo que a Patrícia do Bagagem de Memórias relatou no blog dela. Já imaginávamos o futum que teríamos que aturar pelo resto da viagem, mas felizmente tivemos mais sorte. A viagem foi agradável, o ônibus estava menos sujo que o anterior e tinha até cafezinho liberado.
O chato foi ter de esperar mais de três horas para passar pela imigração da Argentina. 1 hora e meia foi o tempo que esperamos pelas instruções, depois saímos para carimbar os passaportes e então, mais meia hora de fila. Voltamos para o ônibus e aguardamos por mais uma hora. Depois descobrimos que faltou luz na fronteira e por essa razão o tempo de espera aumentou drasticamente
Seguimos viagem e até a próxima parada nada de interessante aconteceu. De repente, quando desembaçamos a janela, vimos que estávamos próximos de um rio. Nada mais nada menos que o Estreito de Magalhães. Era hora de atravessarmos de balsa.
[vb_gallery ids=”12334,12332,12333″]
Foram apenas 20 minutos de travessia. Primeiro desembarcaram os automóveis e depois os passageiros.
Já não aguentávamos mais ficar sentados. A viagem que inicialmente duraria 12 horas, durou mais de 15. Chegamos a Punta Arenas às 20h30, doidos por um banho. Desejo realizado com sucesso no [bookinglink id=”1420190″ text=”Innata Patagonia Hostal”].
Onde comprar e quanto custam as passagens de Ushuaia para Punta Arenas
Não vimos a necessidade de adquirir as passagens pela internet com antecedência, tendo em vista que conseguimos comprar a nossa na véspera. Mas isso foi no inverno, que é baixa temporada.
Em Ushuaia, você pode comprar passagens na Rayen Aventura, que fica na San Martin, loja 611. Custou 900 pesos argentinos ([vb_rate from=”ARS” to=”BRL” value=”900″])
As únicas empresas que a viagem de Ushuaia para Punta Arenas no inverno são a Bus-Sur (que nós NÃO recomendamos) e a Tecni Austral.
Tours e passeios em Ushuaia
O Viajei Bonito indica a [vb_product_link code=”BRASILEIROSEMUSHUAIA”] para contratação de tours, passeios e traslados em Ushuaia (além de outras cidades argentinas próximas). Você pode utilizar o cupom abaixo para garantir um desconto em qualquer pacote.
[vb_product_coupon code=”BRASILEIROSEMUSHUAIA” return_type=”box”]
Dicas adicionais
- Faz muito calor dentro do ônibus e muito frio fora dele, portanto, vista-se com uma camiseta por baixo das camadas de blusa.
- Não há pausas para lanches, então leve a sua própria comida. Evite apenas alimentos de origem animal, pois na fronteira com o chile os oficiais são bem rigorosos em caso de vistoria.
- Leve com você um bom livro e o celular cheio de músicas e séries, pois o tempo custa a passar.
Assista ao vídeo
[vb_youtube id=”5k-2UJgRpwM” resolution=”720p”]
Leia mais sobre nossa viagem pelo extremo sul das Américas
- Diário de Bordo: Viajei Bonito no extremo sul das Américas
- Quanto custa viajar pela Patagônia
- Chip de internet da Easysim4u funciona na América do Sul?
- Seguro viagem para a América do Sul é necessário?
Buenos Aires
Ushuaia
- O que fazer em Ushuaia, Patagônia Argentina
- Como ir do aeroporto de Ushuaia para o Centro
- A fantástica navegação pelo Canal de Beagle em Ushuaia
- Onde nos hospedamos em Ushuaia, Argentina
- O trekking da Laguna Esmeralda no inverno
- Expedição Off Road 4×4 em Ushuaia
- Um dia inteiro no Centro Invernal Tierra Mayor, em Ushuaia
- Silencio andino em Llanos del Castor, Ushuaia
- O Parque Nacional Tierra del Fuego e o Trem do Fim do Mundo
- Aluguel de roupas em Ushuaia: quanto custa? Vale a pena?
- A Noite de Pioneiros e mais uma renovação de votos em Ushuaia
Punta Arenas
- Viajando de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas no inverno
- Onde nos hospedamos em Punta Arenas, no Chile
- O que fazer em Punta Arenas: roteiros para 1, 2 ou 3 dias
- Compras na Zona Franca de Punta Arenas: o vale a pena?
Puerto Natales
- Onde nos hospedamos em Puerto Natales, Chile
- O que fazer em Puerto Natales, na Patagônia Chilena
- Torres del Paine: o tour de um dia pelo parque
El Calafate
- Onde nos hospedamos em El Calafate, Argentina
- Perito Moreno: o dia em que conhecemos a famosa geleira
- Experiência Nativa em El Calafate
- O que fazer em El Calafate passeios imperdíveis
Vídeos
- DIA#1 - De Juiz de Fora a Buenos Aires
- DIA#2 - O primeiro dia em Ushuaia
- DIA#3 - Expedição Off Road 4x4 em Ushuaia
- DIA#4 - Parque Nacional, Canal de Beagle e Casamento
- DIA#5 - Um dia inteiro no Centro Invernal Tierra Mayor
- DIA#6 - O trekking da Laguna Esmeralda no inverno
- DIA#7 - De Ushuaia a Punta Arenas
- DIA#8 - Punta Arenas em uma tarde
- DIA#9 - Torres del Paine
- DIA#10 - Conhecendo Puerto Natales
- DIA#11 - Comendo mais do que devia em Puerto Natales
- DIA#12 - Chegando a El Calafate
- DIA#13 - A geleira Perito Moreno
- DIA#14 - Experiência Nativa em El Calafate
Deve ser uma super viagem essa, as duas cidades são incríveis, mas nunca imaginei fazer de ônibus. Valeu pelas diconas, abraços!
Que aventura essa de vocês hein, curti! Que bom que no final deu certo e vocês não tiveram que cancelar a viagem. Com relação as dicas, sempre levo um lanchinho (nunca se sabe o que pode acontecer ne?!) e mesmo que o ônibus tenha wi fi eu tb levo séries e artigos pra ver/ler já baixados (vai que a net não funciona, ne rs).
Que aventura, meninos… também passamos uma noite em um ônibus MUITO quente no Peru, absurdamente, nível passar mal e lá fora estava super frio. esses perrengues fazem parte né? ótimo post!
O que não pode é deixar de viajar pensando nos perrengues, né?
Que perrengue! Queria saber por que a imigração na Argentina é tão demorada. Quando voltávamos de TdP para El Calafate, foi o ó!
De TDP pra Calafate foi até de boa se comparada à primeira, mas o que eu vejo é que eles deixam 2 oficiais para uma fila de centenas de pessoas, aí não tem como ser rápido mesmo.
Nossa, quanto perrengue! Por mais maravilhoso que seja o lugar, esse tipo de viagem não é pra mim pois gosto muito de conforto. E muita safadeza da outra companhia deixar vocês na mão. Profissionalismo ZERO! Mas o importante é que vocês tenham curtido o resto da viagem!
Vida que segue, Tina. :/
Puxa, mas que situação voces passaram heim? Pena! Mas assim, bom que no mínimo vira experiência pra contar aqui né? Eu tenho meio que panico de passar fome e calor, com calor não há o que fazer, mas comida eu tento sempre ter ( só não tenho se esqueço!) uhahuah
Eu sou friorenta, então não sinto mto calor. Fome é mesmo um problema, mas o Adriano sempre lembra de comprar comida, então esse aperto a gnt nunca passou. Agora, problemas com cheio ruim e tédio são sempre difíceis de resolver.
Confesso que nunca peguei uma viagem de busão de tantas horas, mas dos males acho que o maior vcs conseguiram escapar pq passar a viagem com cheiro ruim é insuportável só pensar. Essa empresa que deu o cano é a Bus-Sur? Já pra passar longe.
Na mosca, Deisy!
Wow, que grande viagem essa! Eu tambe´m já fiz algumas viagens que duraram muitas horas, mas essa parte de primeiro estar muito frio e depois terem que tirar a roupa pelo calor insuportável não é nada agradável. Bom relato de viagem!
Quando faço longas viagens sentadas, nas última horas dentro vontade de sair correndo kkkkk. Muito valiosas as suas dicas, principalmente a de levar lanchinho. Uma curiosidade: há troca de motoristas?