Experiência Nativa em El Calafate
Nosso último passeio pelo extremo sul das Américas foi sensacional, para fechar a viagem com chave de ouro. O roteiro que começa com um passeio de 4×4 e passa por mirantes naturais com vista para o Lago Argentino, termina com uma verdadeira aula de história sobre a região com inscrições rupestres e um jantar servido no interior de uma caverna.
O passeio foi promovido pela All Patagonia e executado pela Patagonia Profunda. Na verdade, esse tour foi uma grande surpresa, já que não tínhamos nada programado para a noite que antecederia o primeiro de nossos voos de volta para casa. Recebemos o convite enquanto estávamos arrumando as malas e não pensamos duas vezes (ainda bem).
O que você lerá nos próximos parágrafos é uma revisão sincera do tour. Para maiores informações sobre como fazer sua reserva, consulte nos dados disponibilizados no final do artigo.
Navegue pelo post
Onde ficar em El Calafate
Em El Calafate, nos hospedamos no [bookinglink id=”174977″ text=”Boutique Hotel La Cantera”] que conta com quartos muito aconchegantes e uma vista única da cidade. Você pode ler a revisão completa de sua estrutura e também sobre o que achamos dele aqui.
Contemplando o Lago Argentino
Havíamos chegado em El Calafate dois dias antes e a todo momento era possível ver de nosso quarto o grande lago ao fundo que é um dos cartões postais de lá. Entretanto não tínhamos ainda um ponto onde fosse possível vê-lo do alto.
Para nossa felicidade, a primeira parte do tour consiste justamente em parar num ponto onde era possível contemplar o lago e de quebra a própria cidade de El Calafate. Depois de, aproximadamente, 30 minutos na 4×4 ziguezagueando pelas estradas de chão que faziam parte do caminho, nosso guia parou junto a outros muitos carros de turistas e tours para podermos tirar fotos do alto.
[vb_gallery ids=”12925,12927,12926″]
Se você também planeja fazer o tour, leve um bom casaco corta-vento, porque lá no alto a baixa temperatura e a força com o que o vento passava reduzia muito a sensação térmica.
Inscrições rupestres
A noite chegou rapidamente e nos dirigimos ao ponto de entrada da segunda parte do tour, que começava em uma cabana com banheiro. Nessa hora nossa 4×4 se juntou a duas outras – que também acredito fazerem parte do mesmo passeio.
Era a última parada com banheiro até o fim da noite, por isso uma pequena fila se formou. O restante do grupo aguardava no lado de fora batendo queixo e tentando se aquecer de qualquer jeito. Estávamos ali na beira do lago, e a “brisa” também era glacial.
A caminhada pelas grandes pedras que se iniciou ali era separada em duas partes. a primeira delas contava um pouco sobre como os nativos montavam suas cabanas e também sobre alguns de seus rituais. Nessa hora todos podíamos fotografar com flash.
[vb_gallery ids=”12931,12929,12930″]
Já na segunda parte, o flash era proibido, e digo isso porque o guia fez questão de repetir várias e várias vezes. Estaríamos em contato com inscrições rupestres reais, e qualquer tipo de luminosidade agressiva como a luz das câmeras em grande quantidade ao longo dos anos e dos vários grupos que já passaram (e que passarão por ali no futuro) é capaz de comprometer a conservação desses elementos.
[vb_gallery ids=”12933,12934,12932″]
Cada inscrição é muito bem detalhada e explicada, iluminada apelas pelas lanternas do guia.
A caverna e o jantar
Terminado o percurso pelas inscrições rupestres, somos levados até uma enorme caverna onde já estão cozinhando nosso jantar. Vale ressaltar que durante todo o passeio o frio era muito rigoroso, dada a quantidade de vento que corre pelo percurso e a proximidade com o lago. Entrar na caverna com aquele monte de panela saindo fumaça foi extremamente aconchegante.
Sentamos à mesa e fomos presenteados com vinho e uma sopa deliciosa de abóbora. Curiosamente aceitei o suco de laranja que foi servido… os dentes quase trincaram. Onde eu estava com a cabeça?
Depois da sopa o prato principal: carne de cordeiro servida em um pão italiano.
[vb_gallery ids=”12936,12937″]
Terminado o jantar, voltamos para as 4×4 e fizemos o caminho de volta para casa.
Assista ao vídeo
[vb_youtube id=”WK93FeaV-Dc” resolution=”720p”]
Como fazer sua reserva
Apesar de poder ser executado por outras empresas, recomendamos que você consulte a [vb_product_link code=”BRASILEIROSEMUSHUAIA”] que possui esse mesmo tour, além de vários outros em El Calafate. Ao contratar com eles, você pode garantir um desconto utilizando nosso cupom.
[vb_product_coupon code=”BRASILEIROSEMUSHUAIA” return_type=”box”]
Além dessa opção, você pode fazer a contratação de um tour semelhante através da plataforma da [getyourguide_link id=”233607″ text=”GetYourGuide”].
[getyourguide_link id=”233607″ text=”Reservar tour” return_type=”button”]
Leia mais sobre nossa viagem pelo extremo sul das Américas
- Diário de Bordo: Viajei Bonito no extremo sul das Américas
- Quanto custa viajar pela Patagônia
- Chip de internet da Easysim4u funciona na América do Sul?
- Seguro viagem para a América do Sul é necessário?
Buenos Aires
Ushuaia
- O que fazer em Ushuaia, Patagônia Argentina
- Como ir do aeroporto de Ushuaia para o Centro
- A fantástica navegação pelo Canal de Beagle em Ushuaia
- Onde nos hospedamos em Ushuaia, Argentina
- O trekking da Laguna Esmeralda no inverno
- Expedição Off Road 4×4 em Ushuaia
- Um dia inteiro no Centro Invernal Tierra Mayor, em Ushuaia
- Silencio andino em Llanos del Castor, Ushuaia
- O Parque Nacional Tierra del Fuego e o Trem do Fim do Mundo
- Aluguel de roupas em Ushuaia: quanto custa? Vale a pena?
- A Noite de Pioneiros e mais uma renovação de votos em Ushuaia
Punta Arenas
- Viajando de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas no inverno
- Onde nos hospedamos em Punta Arenas, no Chile
- O que fazer em Punta Arenas: roteiros para 1, 2 ou 3 dias
- Compras na Zona Franca de Punta Arenas: o vale a pena?
Puerto Natales
- Onde nos hospedamos em Puerto Natales, Chile
- O que fazer em Puerto Natales, na Patagônia Chilena
- Torres del Paine: o tour de um dia pelo parque
El Calafate
- Onde nos hospedamos em El Calafate, Argentina
- Perito Moreno: o dia em que conhecemos a famosa geleira
- Experiência Nativa em El Calafate
- O que fazer em El Calafate passeios imperdíveis
Vídeos
- DIA#1 - De Juiz de Fora a Buenos Aires
- DIA#2 - O primeiro dia em Ushuaia
- DIA#3 - Expedição Off Road 4x4 em Ushuaia
- DIA#4 - Parque Nacional, Canal de Beagle e Casamento
- DIA#5 - Um dia inteiro no Centro Invernal Tierra Mayor
- DIA#6 - O trekking da Laguna Esmeralda no inverno
- DIA#7 - De Ushuaia a Punta Arenas
- DIA#8 - Punta Arenas em uma tarde
- DIA#9 - Torres del Paine
- DIA#10 - Conhecendo Puerto Natales
- DIA#11 - Comendo mais do que devia em Puerto Natales
- DIA#12 - Chegando a El Calafate
- DIA#13 - A geleira Perito Moreno
- DIA#14 - Experiência Nativa em El Calafate
Uau! Primeira vez que leio mais a fundo sobre El Calafate. Bacana esta experiência ein.
Nossa, já estive em El Calafate, mas esta experiência é mesmo diferente! Se eu voltar lá, quem sabe me animo.
Gostei muito do relato, sonho o dia que irei conhecer o extremo sul das Américas. Esse frio deve ser de matar, mesmo, né? Parabéns pelo post!
que viagem hein, um dos meus sonhos de viagem é a Patagônia, tenho que prepará-la bem e o roteiro de vocês é genial, obrigada por compartilhá-lo! Abraços
Uauu! Que viagem! Não sei se tenho coragem de encarar esse friozão, mas pra quem tem desse ser d+! Adorei!
Nossa, essa trip é um sonho. Adorei saber um pouco mais sobre o lugar, principalmente a parte das pinturas rupestres, não sabia desse passeio por lá. Obrigado por compartilhar.
Que delícia de passeio. Eu não conhecia e adorei saber da existência. Saudade demais de El Calafate. Ah, adorei o jantar na caverna aconchegante. Tudo a ver com o passeio.
Que experiência fantástica!!!! Fiquei morrendo de vontade de conhecer também! Só fiquei desapontada com a comida no final, será que tem uma opção para vegetarianos?!?!?!
Adorei o modo de contar a história, as dicas e achei super divertido o jantar dentro da caverna! Que aventura ! Parabéns pelo post :)
Que frio que vocês pegaram na viagem, mas uma aventura dessas vale a pena qualquer esforço.